NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
1º SABER ENTENDER COMPREENDER 29-04-2014

1º SABER

ENTENDER 

COMPREENDER

As Rações por vezes não conseguem cobrir as diferentes necessidades específicas Alimentares dos nossos Pombos, uma vez que a limitação a um número escasso de ingredientes reduziu a oferta de Nutrientes disponível em condições naturais.

Por forma a criar uma base Alimentar e a promover o bem-estar dos Pombos torna-se, por isso, inevitável em muitos casos uma administração adicional de Vitaminas, Sais Minerais e Oligoelementos, igualmente para a obtenção de bons resultados em termos de Reprodução e de Competição, assim como para compensar défices resultantes de afeções ou de carências Alimentares, é necessário recorrer a elementos Nutritivos e a princípios Biológicos de grande valor Alimentar para os nossos Pombos.

Por forma a combater a longo prazo estes problemas de caráter Alimentar e Fisiológico, ao longo dos Anos foi desenvolvido uma gama, cujos produtos se complementam entre si, mas também será preciso o Columbófilo entender e compreender os produtos na sua fórmula, para satisfazer todas as carências Alimentares dos seus Pombos.

·       Importantes dados Científicos no Domínio da Nutrição Animal

» O FIGADO E SEU METABOLISMO

É de certo modo a (central elétrica) de todo Organismo do Pombo - correio, desempenhando por esse motivo um importante papel na transformação dos Alimentos em Energia aproveitável, assim como na eliminação dos produtos da atividade Metabólica. O aparelho Digestivo dos Pombos encontra-se pela sua estrutura anatómica, orientado para receber pequenas quantidades de Sementes por vezes, até, com baixo valor Energético e Proteico.

A Nutrição Animal contemporânea, em virtude de novos requisitos Técnicos e de Rendimento Desportivo, afasta-se muitas vezes dessa orientação original, com segmentos de pouco significado.

Assim o Pombo – correio de competição recebe para suprimento das suas necessidades Energéticas, Rações e Componentes com elevado valor Calórico que normalmente são distribuídas 2 a 3 vezes por semana.

Dai por vezes, resulta uma assimilação descontínua de elevadas concentrações de substâncias Energéticas, que conduz logo á partida a uma sobrecarga do Aparelho Digestivo e do Metabolismo a nível do Fígado

Além disso, em virtude do grau de concentração de certas substâncias o Pombo por vezes recebe uma quantidade excessiva de Proteínas e Gordura, que o seu Fígado terá uma certa dificuldade, em sintetizar, processar, e metabolizar.

Por vezes estes atentados às condições Fisiológicas Naturais dos Pombos fazem finalmente com que o Fígado se encontre permanentemente no limiar das suas capacidades, caso ocorra uma subcarga adicional em virtude a Doenças, Infeções, Medicamentos, Intoxicações ou até grandes esforços, com uma produção acrescida de Ácido Láctico os chamados (lactatos), já não é possível uma desintoxicação do próprio Organismo.

Inclusivamente a administração adicional de Reconstituintes Energéticos deixará de produzir qualquer aumento da sua potência, conduzindo finalmente a uma sobrecarga permanente do Metabolismo e a infeções Hepáticas (fígado).

Nesse caso, a única solução viável consiste em recorrer a Nutrientes e princípios ativos 100% Naturais, que possam proteger o Fígado e que apoiam a sua atividade Metabólica, no caso do Chá Pombo São, ou Chá de Frutos Vermelhos, juntamente com o fabuloso Actybol, purificação e desintoxicação total.

» A Colina e a Lecitina  

São constituintes fundamentais das Células do Fígado, sendo por isso imprescindíveis nos processos de regeneração. Além disso, a Colina desempenha um papel essencial no metabolismo das Gorduras que se processam ao nível do Fígado. A Lecitina de Soja é altamente importante nesta transformação, porque é segregada pela Bílis e contribui para o aproveitamento de Gorduras e Óleos contidos e aplicados nas Rações.

» A Betaína

Reforça as funções Hepáticas, em termos de um rápido processamento e eliminação de produtos finais resultantes do Metabolismo Celular, sobretudo dos Lactatos, Ácidos Lácticos e Ácidos Úricos.

» Inositol

 Aplica-se em perturbações do Metabolismo Hepático, assim como em inflamações do tecido conjuntivo. Esta substância constitui a nível das Células do Fígado, um dos principais elementos de comunicação intracelular. 

» A Arginina

Um produto obtido a partir da Levedura de Soja é imprescindível a nível do Fígado para a rápida e eficaz eliminação da Ureia, o produto final do Metabolismo dos Aminoácidos e das Proteínas. Além disso, a partir da Arginina forma-se a Creatina a qual, sob a forma de Fosfato de Creatina muito rico em Energia, facilita as contrações Musculares e zela pela manutenção das reservas Energéticas dos Pombos ao nível dos Músculos

Em conjunto com a Glicina esta substância assume especial importância na formação dos Sais Biliares, sem o efeito conjunto destes Sais, as Gorduras e Óleos contidos nos diversos tipos de Ração, com especial valor Nutritivo não poderiam ser aproveitados a partir do Intestino, perdendo-se assim o seu potencial Energético.

» Ácidos Gordos essenciais, insaturados

Produzidos a partir de Óleos Vegetais de grande valor Nutritivo, não só constituem a substância de partida de uma série de Hormonas essenciais á Vida, como são igualmente um elemento integrante e indispensável na regeneração Celular. Além disso reduzem a vulnerabilidade às inflamações e reações Alérgicas, promovendo uma cura mais rápida no caso de alterações Patológicas.

» A Metionina

Exerce, enquanto Aminoácido com teor de Enxofre, uma importante influência a nível do funcionamento do Fígado, em termos de transformação ou eliminação de produtos do Catabolismo.

» Vitaminas A, D e E 

Pertencem ao grupo de Vitaminas solúveis em Gorduras.

 São armazenadas em grandes quantidades no Fígado de forma a estarem sempre disponíveis no caso de um aumento de necessidades. No caso de uma sobrecarga ou infeção do Fígado, essa capacidade de armazenamento sofre uma redução significativa, pelo que estas Vitaminas deverão ser administradas na água de bebida sobre a forma de Suplemento Diário, para evitar situações de carência. 

·       MUSCULATURA, CRESCIMENTO E REPRODUÇÃO

» A Lisina

É sobretudo necessária aos Jovens Borrachos em crescimento uma vez que é indispensável á formação da estrutura Óssea. Nos Pombos Adultos, a Lisina fortalece o sistema Imunitário e evita perturbações a nível da atividade Reprodutora tanto nos Machos como das Fêmeas. 

Nas Fêmeas a falta desta substância nas últimas duas Semanas antes da postura, pode prejudicar a nascença dos Borrachos. De igual forma a insuficiência de Lisina poderá causar nos Pombos Reprodutores no período de Alimentação no chamado leite Papal uma quebra de crescimento dos jovens Borrachos. Uma vez que esta substância não se encontra presente na maioria das Rações á base de Cereais, a sua administração adicional reveste-se de particular importância, dai a grande necessidade de aplicar aos Reprodutores e Jovens Borrachos o fabuloso Granulado A- 115 Frangos, muito rico em Aminoácidos.

» A Metionina e a Cisteína    

Constituem enquanto Aminoácidos um alto teor em Enxofre, a principal fonte onde o Organismo vai buscar o Enxofre que precisa, Além do seu papel como componentes Moleculares das Proteínas, intervindo na formação dos tecidos Musculares e de toda Plumagem, estas substâncias têm uma importante ação a nível do metabolismo Celular, a sua falta não apenas conduz a uma diminuição do volume Corporal, como também a lesões do Fígado, e Alergias, com grande dificuldades de cicatrização, por isso deveremos aplicar aos nossos Reprodutores frequentemente o fabuloso Vit Amino Lamons.

» O Cálcio

O Cálcio assume-se com enorme importância a nível do desenvolvimento e resistência de toda a parte estrutural do Pombo.

 Caso seja administrado em quantidade insuficiente ou se verifique um aumento das necessidades deste elemento, como acontece nas fases de Reprodução, Crescimento, ou após grandes esforços, nestes ocorrem inicialmente certos fenómenos de Rigidez ou de Paresia Muscular em pequeno grau. Se a insuficiência de Cálcio se prolongar seguem-se perturbações e Inflamações Ósseas nos jovens Borrachos (raquitismo), alterações das articulações e por vezes fracturas, sobretudo nos Borrachos em desenvolvimento, a falta de Cálcio poderá originar deformações irreparáveis na estrutura Óssea dos membros.

Uma administração suficiente e equilibrada de Aminoácidos com grande valor Biológico, tais como a Lisina, a Metionina, e a Cisteína, bem como o Cálcio, promove, durante a fase de Crescimento a formação dos Ossos, da Musculatura e dos Órgãos, permite aumentar a produção de Sémen nos Machos, e melhora o processo anabólico da constituição Física, sobretudo a Muscular nos Pombos Adultos durante as competições, ajudando o Organismo a superar as lesões provocadas por falta de Proteínas. 

Nos Pombos mais velhos estas substâncias permitem retardar a diminuição da capacidade Orgânica da síntese das Proteínas que resulta do processo de envelhecimento, uma vez que as Rações convencionais de Mercado por vezes não são suficientes para fornecer aos Pombos, os Aminoácidos de que eles precisam, por isso torna-se imprescindível a administração adicional destas substâncias através do Vit Amino Lamons ou das Leveduras Supervit Lamons, substâncias altamente compostas.

» Anemia e Globos Vermelhos

O Ferro é indispensável á formação das substâncias responsáveis pela Pigmentação Vermelha do Sangue e dos Músculos (Hemoglobina e Mioglobina). Nos globos Vermelhos ou Eritrócitos, a Hemoglobina garante o transporte de Oxigénio dos Pulmões para todos os tecidos.

Nas Células Musculares a Mioglobina recebe Oxigénio e coloca-o á disposição do trabalho Muscular. No caso de uma falta de Ferro, a quantidade de Hemoglobina e Mioglobina consumida é nitidamente superior á que pode ser produzida. Surgem assim situações de Anemia nos Pombos, porque não sendo possível uma boa Oxigenação dos diferentes tecidos em especial da Musculatura, e da tão falada e chamada Doença da Língua Preta.

Consoante a gravidade da Anemia, as consequências poderão ser de prostração, maior vulnerabilidade às Infeções redução do rendimento Desportivo e Reprodutivo e uma grande sobrecarga do Coração, dos Pulmões e da Musculatura. As situações de carência de Ferro poderão ter origem numa Nutrição deficiente (dietas), em Hemorragias internas ao nível dos Parasitas do Intestino, em Diarreias constantes, ou ocorrer nos períodos de intensa formação dos Globolos Vermelhos, após uma prova Desportiva, quando se aplica Antibióticos descontroladamente como é hábito os Columbófilos o fazerem.

Para fornecer rapidamente aos Pombos o Ferro de que eles necessitam é evitar as perdas do mesmo é de utilizar sempre um preparado especial, no qual o Ferro se encontra ligado a um suporte Orgânico, assim ele é assimilado ativamente pelo Intestino e colocado a partir dai á disposição do processo de formação do Sangue, então deveremos aplicar sem receios para os bons êxitos Desportivos e Reprodutivos o Pro Mac Aves, ou Floradix Elixir, ou Vitan Speed, excelentes componentes Ferrosos. 

» O Cobre auxilia o Ferro na síntese da Hemoglobina, sobretudo no desenvolvimento dos Jovens Borrachos, convém administrar uma boa dose Suplementar de Cobre, já que na maioria dos casos os Borrachos não dispõem deste elemento em quantidade suficiente. Uma falta de Cobre aumenta as probabilidades de ruptura dos Vasos Sanguineos Pulmonares em Hemorragias enquanto Jovens Borrachos, para se evitar esta situação deveremos aplicar aos Reprodutores e Borrachos as fabulosas Leveduras Supervit Lamons altamente composta.

» A Vitamina K é um importante fortificante do Sangue tal e qual como o Cobre, porque protege os vasos Sanguineos dos Pulmões e da Flora Intestinal, contra certas lesões na sequência de vários esforços intensos.

» A Vitamina B12 e o Cobalto participam ativamente nas reações Enzimáticas responsáveis pela formação e preservação das Células que compõem os tecidos Nervosos. A falta destas Vitaminas origina deficiência no funcionamento de todo sistema Nervoso, o que pode provocar uma diminuição de sensibilidade, com reflexos excessivos e por vezes movimentos descontrolados, e também contribuem para a formação do Sangue, aqui, mais uma vez aconselho as fabulosas Leveduras Supervit Lamons, para uma correção perfeita.

» O Ácido Folico intervém ativamente na formação e maturação dos Leucócitos e dos Eritrócitos. Uma insuficiência de Ácido Fólico conduz portanto a uma diminuição do rendimento Desportivo e a um aumento dos riscos de infeção, para que tal não aconteça, deve aplicar frequentemente aos seus Pombos Voadores, e Reprodutores, o excelente e fabuloso Vit Amino Lamons. 

 » Fertilidade nos Machos e nas Fêmeas

  O B-caroteno é uma pró - Vitamina necessária á Reprodução, que é praticamente destruída pela sequência de Sementes de má qualidade e com longos períodos de armazenamento de certas Rações. Esse facto faz com que sobretudo no início dos acasalamentos tanto nos Machos como nas Fêmeas Reprodutoras, estes sofram uma grande quebra de B-caroteno no Organismo.

Nas Fêmeas se for administrado em quantidade suficiente de Vita –E - Plus (B- caroteno) esta, estimula a síntese Hormonal nos Ovários e favorece um ciclo regular e a formação do folículo adequado á Ovulação, após a aplicação Semanal de Vita – E – Plus ativa a síntese da chamada Progesterona, aumentando em grande medida a taxa de sobrevivência do embrião. A gestação é igualmente favorecida através do efeito Antioxidante do B- caroteno que protege os Ovários, o Sémen, e o embrião contra os radicais livres. 

Nos Jovens Machos, a falta de B – Caroteno dá origem a um atraso no desenvolvimento dos testículos, prejudicando gravemente as Células do Sémen, assim como a síntese da Testosterona. Isso dá origem a um fraco desempenho durante as Galadelas (cúpulas), o que causa uma qualidade deficiente do Sémen, conduzindo finalmente a piores resultados em toda a sua Fertilização. 

A Vitamina A é igualmente uma importante vitamina de Fertilidade que poderá ser administrada juntamente com os Alimentos ou obtida nas Glândulas seminais a partir do B – caroteno. O significado da Vitamina A para a procriação deve-se sobretudo ao facto desta Vitamina estimular a síntese das Hormonas da Reprodução e proteger a Mucosa dos Ovários.

A Vitamina E, através do seu efeito de Hormona da Fertilidade, permite prevenir a esterilidade dos Machos e das Fêmeas. A falta desta Vitamina provoca uma perturbação do metabolismo Muscular, aumentando os riscos de rejeição do embrião. Finalmente graças ao seu efeito Antioxidante, a Vitamina A e o B – caroteno evitam a destruição do feto dentro do Ovo.

A combinação perfeita destas três Vitaminas produz maravilhosos e excelentes resultados no caso de um atraso de Postura (ovulação), na baixa da taxa de Fertilização, mau comportamento da Galadela (cúpula), fraca qualidade do Sémen, assim como nos problemas de Crescimento e desenvolvimento dos Jovens Borrachos, para evitar todos estes problemas deveremos aplicar frequentemente aos nossos Pombos Reprodutores Borrachos e Voadores a fabulosa Vitamina: VITA-E-PLUS.

ALEXANDRE MARIA PEDRO

TÉCNICO ESPECIALIZADO NO DESPORTO COLUMBOFILO