DE ASSUNTO PARA ASSUNTO |
16-08-2013 |
DE ASSUNTO PARA ASSUNTO
Uma vez chegado o fim de Junho e princípio de Julho, poderá dizer-se que a época Desportiva chegou ao fim.
Os concorrentes de Velocidade e Meio Fundo estão completamente à vontade, mas para os concorrentes de que gostam, e apostam, nos Concursos de Fundo e Grande Fundo ainda têm um Osso muito duro de roer com o fabuloso Barcelona, isto por dois factores:
1º Pela dureza do Concurso (distância), e as altas temperaturas, eu pessoalmente, acho que esta maravilhosa prova está fora do contesto Desportivo, pela data que será realizado.
2º Será preciso encontrar Pombos completamente descansados, e isentos da queda de Penas nesta altura, o que será muito difícil.
Porque o desencadeamento do fenómeno da Muda de Pena pode produzir-se repentinamente sobretudo quando o tempo começa por aquecer (calor).
Muitos Columbófilos, têm por hábito no fim de cada época Desportiva deixar os seus Campeões criarem um Borracho, mas isso será um erro terrível por vários factores, e um deles será este, no Ano seguinte quererem enviar esses Pombos a Fundo ou Grande Fundo, e os mesmos não terem as Penas necessárias porque criaram no fim de Época.
Por isso aconselho, e sempre aconselhei, e irei aconselhar toda Vida, que no fim da Campanha Desportiva não deixem os seus belíssimos Pombos criarem Borrachos, mas sim, fazer uma postura de 15 dias, e ai, todos resultados e Pombos, mudam de figura.
Deste modo impõe-se usar prudência e Ciência. Porque muitos Columbófilos não sabem parar um Pombo, uma ou duas Semanas, esta será a razão da qual a maior parte dos BONS Pombos não morrem de Velhos no Pombal (porque perdem-se ESGOTADOS).
O seu Dono obriga-os a Voar em excesso, mesmo se a sua posição no Ninho não for a melhor, isto ao Natural, ou por vezes, a sua condição Física não será a mais eficaz, ou a melhor, em termos Desportivos, praticamente será sempre esta a razão, no Poleirista, no Viúvo, com um grande défice de Recuperação Orgânica e Psicológica.
Porque a Columbofilia além de ser um Desporto belíssimo, também é, e será, uma Ciência, uma Técnica, e um ESTUDO cada vez mais lógico e real que terá que ser aprofundado sobre o Pombo-correio e seus métodos.
Demasiados Columbófilos esquecem-se que têm que levar a Concurso os seus belos Pombos no Ano seguinte, é realmente pena, tanto para o Columbófilo como para estes bons Pombos, que por vezes chegam á exaustão, e possa existir perca em demasia, derivado ao Cansaço.
Muitos amadores aguardam o fim da Muda para fazer a sua Seleção, pois este não será um bom sistema, porque depois da Muda todos Pombos estão belos e bonitos, e ai pode existir o arrependimento.
Ao fazer a Seleção, lembrar-se á, de um ou outro bom prémio que o mesmo marcou, mas não se pode esquecer, da quantidade de vezes, que o mesmo chegou atrasado, ou nem sequer o viu chegar, e aqui não pode existir perdão. E se esse tal Pombo é Filho, Primo ou Irmão, e se este nos agrada nas mãos, deixamo-lo ficar mais um Ano no Pombal, isto acontece frequentemente, mas quero-vos dizer que será tempo perdido.
Não tem qualquer sentido julgar o valor Desportivo de um Pombo só porque ele é belo em Mãos, e da pertença da Família do A, ou do B, porque neste caso, só o Cesto de viagem, pode dar-nos um valor de juízo sobre as suas qualidades Desportivas, porque adivinhar as qualidades de um Pombo de Desporto, será completamente absurdo, porque entrar, dentro da Bússola existente na Cabecinha do Pombo, será pura Mentira, desenganem-se os mentores dessas facetas.
A Seleção no meu Pombal era feita durante todo Ano, porque começava a Campanha Desportiva com 56 a 58 Pombos, no máximo, para enviar a todas as provas Nacionais e Internacionais. Depois periodicamente era analisado o Mapa de Classificações, e assim, em 4 encestamentos 1 classificação não tinha hipóteses, era logo retirado do Pombal de Voo, para dar mais espaço e Oxigénio aos outros, porque o nosso lema era poucos mas BONS.
Esta Seleção era feita de um modo sistemático sem ter em conta a sua origem, mas unicamente baseando-me nos resultados Desportivos, porque só assim, se consegue os objetivos a que nos propomos no início do Ano, isto nos Pombos Adultos.
Um Jovem Borracho pode chegar algumas vezes atrasado, mas na condição de que, se classifique algumas vezes de Cabeça, ou seja, terá que dar o Ar da sua Graça, e assim, ficamos convictos que no Ano seguinte os seus resultados serão bastante regulares.
Sem dúvida, que era uma exigência severa, da minha parte, assim como de todos Columbófilos que trabalham neste sentido, na procura do êxito no Desporto Columbófilo. Na Columbofilia deparamo-nos sempre, com altos e baixos, porque nunca existe Anos iguais, mas quem não seleciona e tem piedade não poderá esperar sucessos.
Porque um Columbófilo que se deixe levar pela origem de um Pombo, ou pelo seu (PEDIGREE) sem ter em conta os seus resultados Desportivos comete um erro terrível, porque todos os dias somos bombardeados com a oferta de Craques, super Craques, e Campeões, mas na realidade eu pergunto, quem os estiver no Pombal, será que os vai VENDER? Eu pessoalmente tenho muitas dúvidas.
O Columbófilo, ao tomar esta atitude, passará a ser, um colecionador de PEDIGREES de todas as espécies, e ao fim de alguns Anos, estará com os Pombais SUPERPOVOADOS, e um grande número de Pombos, sem o mínimo de qualidade, e valor Desportivo.
Se os afastarmos do Pombal, e aproveitarmos a PRATA da casa, depressa chegamos ao OURO, por um lado, não haverá superlotação, por outro lado, os bons Pombos que possuímos receberão mais Oxigénio e mais atenção do seu proprietário, e assim os seus resultados Desportivos irão ser bastante significativos, e valorizamos mais aquilo que é nosso.
§ NÃO HÁ MILAGRES NA COLUMBOFILIA, E OS CRAQUES NÃO SERÁ UMA CONSTELAÇÃO DE ESTRELAS, QUE CAI DO CÉU.
Um Pombo que não teve resultados no Pombal A, não se torna um CRAQUE repentinamente no Pombal B, só porque mudou de DONO, deve-se fazer uma Seleção rigorosa, com poucos Pombos, na busca da qualidade, e assim, conduz finalmente o Columbófilo ao sucesso.
Após o período de acasalamento no fim da época Desportiva, os Pombos permanecem juntos durante algum tempo Machos e Fêmeas até que esta faça a sua postura, existe alguns Columbófilos, que deixam as Fêmeas fazer a segunda postura, eu pessoalmente não aconselho, mas também não vejo qualquer inconveniente.
Após os 10 dias de postura, as Fêmeas serão retiradas, ficando só, e exclusivamente os Machos, calmos e serenos até fazer os 15 dias, após este período, todos Pombais e utensílios serão lavados e desinfetados com Água Quente e Vinagre, e aqui, entrar na grande Muda.
Neste período a Alimentação será a melhor possível, sempre com bastante Milho e Girassol Preto, este será o meu conselho.
Existe Rações de grande qualidade no Mercado, da qual os Columbófilos devem optar, e fazer a sua escolha consoante os seus interesses, no preço e na qualidade.
Depois será seguir as minhas Mezinhas Caseiras, que vou ensinando ao longo do Ano, acompanhado de excelentes Verduras, de Cenoura, de Maçã em pedaços ou em Sumo, fazer tudo de bom que os vossos Pombos agradecem, e garanto-lhes que podem dizer, adeus DOENÇAS.
Os cuidados diários são importantes, sobretudo nesta época do Ano, em que parece que muitos Columbófilos se esquecem dos seus Pombos. Para vosso bem espero que não, porque os bons Alunos aprendem e estudam durante todo Ano, e não apenas, por ocasião da época Desportiva.
§ O QUE É A SAÚDE?
Parece uma pergunta simples, com uma resposta simples, mas não será? A Saúde, tem princípios básicos de pequena importância que faz a grande diferença, a preocupação com a Higiene diária do seu Pombal, e dos Pombos, no caso do banho, atenção aos Parasitas Externos, muita atenção com os Pesticidas que existem em redor dos Pombais e por vezes nas Verduras que damos aos Pombos, muito cuidado com a qualidade da Água que utiliza e que dá a beber aos seus Pombos, utilizar sempre uma excelente Ração, limpa de impurezas, ter muito cuidado com introdução de Ratos e Pardais no Pombal, isto parece que não, mas será muito importante na Saúde dos Pombos, porque a Saúde não se compra, mas previne-se nos cuidados Diários.
Os Columbófilos pensam que devem fazer muitos tratamentos aos seus Pombos, e que será este o caminho certo para uma boa Saúde, mas não, estão errados.
Os tratamentos excessivos e feito às CEGAS resultam do facto de muitos Columbófilos pensarem que os Pombos Adoecem com grande facilidade, pois isso será um ENGANO. Toda esta ilusão é FALSA, e deve-se ao facto de haver variadíssimos artigos sobre Doenças e Medicamentos, que lhes são associados toda esta matéria, mas por vezes, estes artigos são bastante enganosos, o que faz aumentar a tendência para o seu uso por parte da maioria dos Columbófilos, quando seria de esperar o contrário, que os Pombos conseguissem por eles próprios ultrapassar, manter, e conter, resistência às Doenças, sem recorrer aos Medicamentos porque será esta a lei da VIDA, a lei do mais forte o POMBO.
Mais vale ter Pombos altamente Saudáveis, recorrendo a produtos 100% Naturais do que passar a Vida a caminho do Veterinário e gastar dinheiro em Medicamentos altamente caros, onde só servem para retirar as Defesas, e a Imunidade Orgânica aos Pombos, por vezes sem justificação aparente da sua aplicação, mas só, pela Mente e PARANÓIA do próprio Columbófilo.
Se estivermos um bom Pombo que apareça Doente, ou se aparecer um surto disto ou daquilo nos Pombos, que nós não consigamos resolver, ai sim, justifica uma visita ao Veterinário e aconselhar-se qual o melhor método ou medicamento para o tratamento.
Porque muitas vezes o Columbófilo confunde a má condição Física de um Pombo, com a própria Doença, e quando assim é, quem está Doente será o Columbófilo, será uma questão Técnica, de Avaliação, Reflexão e Experiência.
Os medicamentos servem única e exclusivamente para tratar as Doenças (ponto final). Preventivos não existem, será uma grande MENTIRA, ou uma grande ILUSÃO Columbófila.
Ninguém no Mundo faz prevenção às Doenças, aquilo que ingerimos ou que comemos, ou que damos a comer, neste caso aos Pombos, é que será a grande PREVENÇÃO, tudo parte de uma boa Alimentação.
Nunca confundir a Doença com uma baixa de forma, porque nós, o ser Humano, também temos baixas de forma, derivado a vários factores: excesso de Trabalho, Stress, Agitação do Dia-a-dia, Irritabilidade entre outras coisas, assim, os Pombos como seres Vivos e Atletas, também têm direito, a ter, Dias Bons e Dias Maus, só que coitados, se estiverem um Dia Mau, estão logo Doentes (infelizes).
Sempre que necessário, ou não necessário, o Columbófilo deve recorrer pelo menos uma vez por Semana, ao fabuloso Antibiótico 100% Natural o ALHO, depois juntar o maravilhoso MEL, estas duas maravilhas da Natureza juntas, são uma BOMBA na Medicina Natural e considerado (antibiótico de largo espectro) para todas as Doenças dos nossos Pombos, sem ter problemas Orgânicos de Debilidade, mas para ter uma ideia mais correta de cada produto, basta ler os meus artigos sobre cada um deles.
1º Método de preparação: Colocar dentro de um recipiente 1 Colher de Sopa cheia de MEL, depois juntar 1 colher de Chá de ALHO em PÓ, agitar tudo muito bem. Seguidamente colocar aos Pombos na Água de bebida. Esta dose será para 1 litro de Água (MINERAL).
Na Ração deve colocar a mesma dose para 1 kg de Ração, mas, depois para secar a Ração, deve colocar por cima Farinha de Milho em PÓ, na Dose de 1 Colher de Sopa para 1 kg de Ração, mexer muito bem, e aplicar aos Pombos na refeição da Manhã e de Tarde,
Esta receita será extraordinária: muito Nutritiva, Revitalizante, muito Saudável, e muito Barata, pode adquirir estes produtos nas Ervanárias, Mercearias, ou Centros Comerciais.
2º Método de preparação: Descasque 6 dentes de Alho + 2 Cebolas Roxas médias, e coloque tudo num triturador, juntamente com 1 colher de Sopa de Mel, deixe triturar tudo muito bem, até ficar tudo desfeito.
Depois, arranje um recipiente de Vidro com a boca larga, e coloque lá dentro, meio quilo de Mel + 6 colheres de Sopa de Vinagre de Vinho, e todos os ingredientes que triturou, mexa tudo muito bem. Depois deixe repousar durante 10 dias para fermentar, a partir daqui, pode aplicar aos seus Pombos este maravilhoso Xarope, na Água de bebida ou na Ração, como entender e poderá dizer Adeus às Doenças, porque Pombos Saudáveis precisam-se.
Dose: 1 colher de Chá para 1 litro de Água, ou 1 Colher de Sobremesa por 1 kg de Ração, nas Refeições de Manhã e Tarde.
Nota: Quando colocar estas Mezinhas na Ração dos Pombos, para enxugar, deve colocar sempre Farinha de Milho em Pó, muito Nutritiva, muito Rica em Amido, em Glucose, Proteína, e Celulose Bruta.
ALEXANDRE MARIA PEDRO
TÉCNICO ESPECIALIZADO NO DESPORTO COLUMBÓFILO
|